Tranças nagô: 30 Inspirações e dicas para o Penteado

Com estilo e personalidade, há muitas possibilidades de inovar com os penteados, uma forma de mudar o visual sem que nada drástico precise ser feito. Assim, siga conferindo abaixo ideias referentes a tranças nagô, olha só:

1. A trança nagô tem se popularizado cada vez mais como parte de penteados, e se caracteriza por ser esse modelo de trança feito mais justo próximo ao couro cabelo.

2. Em grande parte as tranças seguem próximas a raiz em todo o comprimento até que a extensão do cabelo precise ficar solta, mas é claro que há muitas possibilidades.

3. Nesse sentido um modelo comum é a fulani, essa trança que começa bem rente a raiz mas depois acaba ficando solta. O resultado é muito bonito.

4. Em modelos como esse é bastante comum que seja feito o uso de fibras, pois assim o penteado acaba tendo uma extensão maior e ganhando mais destaque.

5. Assim, é uma boa opção para quem deseja fazer box braids, assim o penteado pode se manter por mais tempo e te garantir praticidade no dia a dia.

6. Mas é claro, há muitas outras possibilidades de finalização do penteado, que além de ser concluído com tranças soltas pode possuir um coque ao final, por exemplo.

7. Repleto de elegância, essa é uma ótima ideia para quem deseja aderir a trança nagô para eventos mais formais, sem que seja preciso se preocupar tanto com a arrumação dos fios ao longo do evento.

8. Perceba ainda possibilidades distintas e bem originais que se possui diante da ideia, incluindo a variação entre tranças mais grossas e finas.

9. Entre tantas possibilidades certamente será possível encontrar aquela que mais te agrade, principalmente considerando todos os benefícios que aderir a esse modelo de penteado pode te trazer.

10. No que diz respeito a aparência física, a beleza é inegável e ganha destaque, inclusive por ser um modelo diferente daqueles mais comuns de box braids.

11. Mas vale frisar também os aspectos positivos dessa trança no dia a dia, visto que quando feitas com o uso de fibra ela pode durar por cerca de 2 meses sem prejudicar o couro cabeludo.

12. Já para quem deseja fazer a trança nagô, a duração é menor mas ainda assim muito boa, podendo alcançar em média 2 semanas. Nesse caso, vale a pena deixar a trança ainda mais justinha.

13. Outra dica é o uso de produtos que podem ajudar ainda mais na fixação do penteado, exemplo disso são pomadas e géis próprios para isso. Atenção apenas para não atingir os olhos!

14. Há também muitos detalhes que podem ser pensados de forma individual de acordo com suas preferências, exemplo disso é a espessura das tranças que deseja fazer.

15. Outro fator a se pensar é que a trança nagô é famosa por nos permitir ter desenhos no penteado, como nesse caso onde podemos visualizar o formato de um coração.

16. Até mesmo as repartições, um dos primeiros passos para fazer a trança, podem seguir padrões diferentes do mais clássico que é a repartição reta.

17. Para fazer desenhos é um pouco mais complicado fazer a trança nagô sozinha, mas nada impossível, principalmente se optar por fazer mais na frente, onde pode visualizar através do espelho.

18. É preciso também cuidar do cabelo antes da trança além de pensar em como quer que elas sejam apenas. Por isso, mantenha em dia os cuidados, principalmente as etapas de hidratação e nutrição do cronograma capilar.

19. Isso porque você terá dificuldade em cuidar tão bem dos cabelos trançados, onde eles poderão apenas ser lavadas mas não vão contar com produtos de tratamento de fato.

20. Nesse sentido, os cuidados se resumem basicamente a lavar o cabelo com shampoo diluido em água para não acumular nas tranças e ainda assim limpar bem o couro cabeludo.

21. Temos também algumas dicas para te ajudar na duração do penteado, como na hora de dormir, onde uma touca ou fronha de cetim pode evitar que os fios se baguncem e surja o frizz.

22. Caso sinta necessidade, também pode aplicar um tônico na raiz, com cuidado para não exagerar pois o acúmulo de produto é algo muito negativo nesse penteado.

23. Mas há a possibilidade de manter seu cabelo solto também, assim apenas a raiz não poderá receber produtos mais espessos e hidrantantes, como cremes de tratamento e de pentear.

24. Vale frisar ainda que essa é uma ideia moderna e muito estilosa, feita principalmente por pessoas negras, já que a trança nagô remetem também a uma cultura e História ancestral.

25. Originalmente, essas tranças criavam desenhos de rotas de fuga a serem seguidas, funcionando como um mapa para diversas comunidades quilombolas.

26. Assim, hoje essa é uma maneira de valorização desse momento, usando dele para a valorização das nossas raízes, sobretudo entre quem possui fios crespos e cacheados.

27. Além disso, é uma maneira de se sentir bem consigo mesma e mudar de visual de forma simples, podendo até mesmo optar pela trança nagô lateral.

28. Aposte também nos detalhes que complementam suas tranças nagôs, como o baby hair ou até cachos soltos na frente para um charme a mais.

29. Já para a finalização dos fios, pode optar pelo que preferir, inclusive podendo escolher entre fios mais volumosos ou definidos, por exemplo.

30. Esse, por sua vez, é um modelo de trança nagô que foi finalizado com twists, que basicamente são como tranças feitas apenas com duas mechas ao invés de três.

31. Outra técnica em alta é a de boxbraids com cachos, o que pode ser feito a partir do uso da própria fibra de maneira texturizada e combina bem com a nagô.

32. Quanto ao significado da trança nagô, vemos que ela está associada a origem africana, tendo sido historicamente utilizada em diversos países do continente como forma de determinar povos específicos ou apenas trabalhar a autoestima feminina.

33. De forma mais específico, seu uso inicial está ligado a Nigéria, onde as tranças eram muito utilizadas para formas padrões específicos a partir dos desenhos.

34. E uma forma de fazer com que o penteado possa se destacar ainda mais é com o uso de acessórios, como essas miçangas que são colocadas em sua finalização.

35. Um ponto positivo disso é que segura ainda mais as tranças, já que são presas na ponta delas. Além disso, são acessórios lindos e repletos de estilo.

36. Outros itens populares são os chamados anéis para tranças, que são esses itens reguláveis, te permitindo adequar a espessura de cada trança de forma bem rápida.

37. Eles podem ser presos tanto na raiz quanto no comprimento das tranças, não precisando se preocupar com o risco de machucar, por exemplo, pois são muito confortáveis.

38. Junto com esses anéis, vemos também o uso de argolinhas, que são acessórios arredondados também fixados às tranças.

39. No caso da nagô finalizada ainda na raiz, os acessórios são uma boa maneira de esconder a amarração com elásticos e marcar a transição para a parte onde o cabelo é mantido solto.

40. Enfim, esperamos que tenha gostado das dicas e inspirações que reunimos aqui para você, pretendemos te ajudar a escolher o melhor modelo para si.