Trança Escama de peixe​: 47 Ideias e Dicas para fazer

Sinônimo de elegância e sofisticação, a Trança Escama de peixe é um tipo de penteado versátil, podendo ser utilizado em diferentes ocasiões e até mesmo em eventos formais como casamentos e formaturas, por exemplo.

Para entender o que é trança espinha de peixe, conferir algumas inspirações de formas para utilizar essa trança e também dicas para que consiga fazer em si mesmo ou em outra pessoa, continue de olho em tudo que preparamos a seguir para você, olha só:

Trança Escama de peixe simples

1. Podendo ser conhecida também pelo nome de Espinha de peixe, esse tipo de trança apresenta um visual diferente da trança convencional, fazendo com que seja uma excelente opção opção de penteado com o qual se destacar.

2. E é claro, a etapa de fazer o penteado também se torna diferenciado, tendo como principal detalhe o fato de ser uma trança feita com apenas duas mechas, enquanto os modelos convencionais são feitos com três.

3. No resultado final, as divisões aparecem de forma mais definida, lembrando a estrutura da escama de um peixe. Assim, podemos conquistar um resultado lindo e ao mesmo tempo bastante original.

4. Os modelos mais simples são feitos a partir da nuca, já que por si só fazer essa trança se torna algo mais complicado e iniciá-la rente a raiz pode tornar o processo muito demorado.

5. Em formatos como esse, o uso se torna ainda mais plural, sendo uma boa opção para usar no dia a dia e se ver de forma diferente a partir de um penteado que foge do óbvio.

6. Além disso, o fato de dividir os fios em apenas duas mechas colabora para um aspecto mais despojado, podendo manter os fios mais soltos para um uso casual da trança. 

7. Apesar de demorar consideravelmente para fazer, principalmente se ainda tiver pegando a prática da forma de fazer a trança, ela mostra valer a pena por conta da durabilidade.

8. Nesse sentido, se usar produtos fixadores e um leave-in para evitar o frizz, pode usar a trança por dias. Para isso, não esqueça de apertar um pouco mais as mechas para que não se soltem com facilidade.

9. Outro ponto que comprova sua versatilidade é o fato da trança escama de peixe se adequar a diferentes tipos de cabelo, independente de fatores como comprimento. Porém, o resultado tende a ficar melhor em cabelos com altura abaixo do ombro.

10. Algumas dicas para dar certo ao fazer essa trança, é iniciar o processo com o cabelo bem limpo, pois assim será mais fácil cruzar as mechas. E é claro, não se esqueça de desembaraçar.

11. Se atente ainda para dividir as mechas o mais próximo possível do meio do cabelo, ajudando na simetria do penteado e evitando que ele fique torto ao final, já que refazer será bem complicado.

12. Até aqui, vemos modelos mais simples da trança espinha de peixe, ideais para um uso mais despojado. Mas é claro que trouxemos mais ideias acompanhadas de mais dicas para colocar o penteado em prática.

Trança Escama de peixe lateral

13. Agora, vamos ver ideias da trança espinha de peixe finalizada de forma lateral, que é indicada principalmente para eventos sofisticados pelo acabamento melhor trabalhado que costuma apresentar.

14. Assim, se torna uma excelente sugestão para convidadas e até mesmo madrinhas de casamento, assim como noivas e formandas. Isso porque ainda pode valorizar o uso de acessórios como brincos.

15. Antes de começar, é preciso decidir o lado para o qual a trança será feita. Se for fazer em si mesma, escolha o lado com o qual se sentir mais a vontade para fazer o penteado, pesando questões como o conforto para facilitar os movimentos.

16. Feito isso, divida o cabelo em duas partes e vá fazendo a trança aos poucos, incrementando as mechas conforme for chegando mais próximo às pontas do cabelo.

17. Uma sugestão é que ao cruzar as mechas você busque visualizar um X, pois é justamente essa a forma com a qual devem se encaixar para gerar esse resultado repleto de divisórias na trança.

18. Uma sugestão que faz bastante diferença é iniciar o processo com mechas mais finas, o que vai fazer bastante diferença no acabamento final da trança.

19. Outro detalhe do qual pode gostar é deixar algumas mechas soltas, especialmente na parte da frente do cabelo. Dessa forma, terá uma trança linda e ao mesmo tempo contará com elementos modernos no penteado.

20. Para finalizar a trança e fazer com que ela dure por mais tempo, pode usar liguinha simples, mas preferencialmente em tons neutros como preto ou que sigam a cor do cabelo, por exemplo.

21. Caso não queira seguir com a trança por todo o comprimento dos fios, a dica é prender com grampos na região da nuca, deixando algumas mechas soltas por cima para esconder esse detalhe.

22. E no caso de eventos mais formais, não esqueça de finalizar o penteado com um spray fixador, que vai deixar os fios mais alinhados, evitando que tenha que parar para arrumar ao longo da festa.

23. Detalhes mais específicos como deixar a parte da trança solta ou presa com grampos, sem que se torne parte da trança. também é uma possibilidade. Ou seja, na prática atestamos toda a versatilidade do modelo.

24. Inclusive, esse tipo de trança pode ser adotado para penteados do tipo meio preso, onde uma parte considerável do cabelo ainda é mantida solta e pode ser destacada por uma finalização com ondas graças ao uso do babyliss.

Trança Escama de peixe embutida

25. A trança embutida, por sua vez, é um modelo de penteado onde não conseguimos identificar tão bem o seu início, pois surge mais próximo a raiz dos fios.

26. O resultado fica lindo, mas logo de cara já é interessante levar em consideração que o nível de dificuldade aumenta, uma vez que seguir trança na raiz do cabelo é algo mais complicado, principalmente para fazer em si mesma.

27. A partir dessa ideia, podemos aderir a muitas outras, conforme acontece com a trança boxeadora, que normalmente é feita com a trança convencional de três mechas, mas pode ser adaptada ao formato de escama de peixe.

28. Para seguir a tendência, comece dividindo o cabelo ao meio, já que é feita uma trança em cada lateral da cabeça. A partir disso, prenda um lado enquanto começa a trançar o outro lado a partir da raiz.

29. Para facilitar a execução, uma possibilidade é fazer a parte embutida como uma trança convencional e somente a partir da nuca seguir a trança usando duas mechas. Com essa dica, pode ter bem menos dificuldade.

30. A trança embutida também é bastante comum nos penteados laterais sobre os quais já falamos. Nesse caso, a ideia foi a de um visual meio preso com acabamento lateral!

31. Outra ideia de trança escama de peixe embutida em penteado meio preso, mas dessa vez com uma aparência ainda mais romântica e com finalização para trás, sem detalhes laterais.

32. Ainda trouxemos essa inspiração para você que tem um cabelo mais curto e está pensando em como usar a ideia da trança. Como não há muito comprimento, a sugestão é não seguir com a trança por todos os fios, mas fazer um belo detalhe com ela.

33. Uma forma de usar essa trança no formato embutido é focando sua posição no topo do cabelo, fazendo com que tenha um penteado meio preso repleto de elegância e com um detalhe que fará toda diferença nele.

34. Mas com certeza uma das possibilidades mais bonitas de usar a trança espinha de peixe embutida é seguindo com ela por todo o cabelo, especialmente se você conta com fios longos e deixa explorar a beleza deles de maneira elegante.

35. E uma dica bem legal é que após concluir a trança, puxe um pouco os gominhos formados para fora, gerando a impressão de que o cabelo é mais volumoso. Ficará lindo!

36. Mas é claro, cuidado ao fazer esse efeito mais volumoso para não estragar a trança, já que há apenas duas mechas a fixando. E caso queira, deixar mais apertada também funciona, principalmente para ajudar na sua durabilidade.

Trança Escama de peixe invertida

37. Pensando em outras formas de usar o mesmo penteado, encontramos o modelo de trança invertida, que tem como diferencial ficar virada para fora, gerando uma impressão visual bem diferente.

38. Para que isso se torne possível, você vai precisar cruzar as mechas de dentro para fora, sempre buscando visualizar o formato de X ao fazer esse cruzamento.

39. Tirando esse detalhe, a forma de fazer continua sendo praticamente a mesma, seguindo usando duas mechas e indo alimentando a trança com mais cabelo conforme ela for chegando mais próxima ao final.

40. É possível até mesmo fazer isso no formato embutido, e caso queira deve iniciar o cruzamento de dentro para fora desde a raiz, pois assim o resultado ficará muito mais harmônico.

41. O resultado inclui muita elegância, além de que foge bastante do óbvio e se torna uma opção diferente para festas, sem riscos de estar igual a maioria das pessoas.

42. E ainda pode finalizar de formas diferentes, como no caso da inspiração abaixo onde a trança escama de peixe invertida foi finalizada a partir de um coque baixo.

43. Já nesse caso, a ideia foi concluída em um belo rabo de cavalo, também preso mais próximo a nuca. A razão para isso é que prender o cabelo mais baixo ajuda a transmitir sofisticação!

44. Lembra que falamos sobre a trança espinha de peixe lateral? Agora vemos uma outra inspiração dela, mas dessa vez com a finalização invertida, que entre outros pontos funciona para destacar mais o volume do cabelo.

45. E não precisa se preocupar com fios que naturalmente acabam ficando soltos, pois eles ajudam no efeito moderno da trança e dão um toque mais soltinho para ela.

46. Caso queira, outra ideia é fazer a trança somente até a nuca e depois concluir com um rabo de cavalo. Para dar acabamento, finalize com uma mecha do cabelo por cima do elástico para escondê-lo.

47. Esse post vai ficando por aqui e nós esperamos ter te ajudado com todas as ideias trazidas. Para conferir mais sugestões lindas para o cabelo, não deixe de continuar de olho em outros posts que já temos por aqui.