Chip anticoncepcional: Saiba como ele Funciona
A saúde feminina é um assunto muito importante e como muitas de nós buscamos por métodos anticoncepcionais, te explicaremos nesse post sobre o chip anticoncepcional em meio aos seus prós e contras. Confira e entenda melhor sobre:
O que é o Chip anticoncepcional?
O Chip anticoncepcional, chamado de Implanon, é um método contraceptivo que possui grande eficácia, contribuindo assim para que as mulheres não tenham gestações indesejadas, além de ser considerado seguro e claro, devidamente regularizado pela ANVISA, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Ele é de fato implantado na pele, mais especificamente no antebraço. Apesar da ideia parecer incomoda para muitas pessoas, o item possui apenas 2 mm de diâmetro por 4 cm de comprimento, sendo esse pequeno tamanho responsável pela liberação do hormônio chamado de etonogestrel, que chega ao sangue e faz com que a produção de óvulos seja impedida de ocorrer.
Com isso o nosso corpo nem mesmo se prepara para uma gravidez, o que faz com que seu nível de eficácia seja muito alto e agrade a quem o utiliza, mas é claro que buscar por um Ginecologista é essencial, bem como entender os prós e contras do método.
Pontos positivos do Chip anticoncepcional:
Utilizar o Implanon não irá te trazer a demanda de lembrar diariamente de ingerir a pílula anticoncepcional, o que irá garantir mais segurança, além de que possui uma duração de 3 anos e ao longo desse período, poderá se manter tranquiliza quanto a sua capacidade contraceptiva.
Além disso, ao contrário de relatos associados ao uso do DIU, o Chip anticoncepcional não irá gerar incômodos na prática sexual. Um outro fator interessante é que o hormônio liberado por ele age melhorando sintomas ligados a TPM, impedindo ainda que ocorra a menstruação, o que pode ser muito positivo para quem possui fluxos intensos.
Pontos negativos do Chip anticoncepcional:
Mas é claro que há pontos negativos para serem ponderados nesse caso. O primeiro deles é que seu corpo receberá uma carga hormonal considerável e isso pode interferir em questões como o seu peso e até mesmo o aspecto da pele.
O período menstrual também irá se tornar muito irregular e pode demorar alguns meses para que você volte a o entender. O preço também pode se apresentar como um problema, já que sua duração e eficácia fazem com que o valor gire em torno de R$3.500.